Que é essencial para o vendedor e sua equipe ter uma estratégia de vendas para utilizar no dia a dia, todo mundo sabe. Mas como elaborar uma estratégia efetiva de vendas e que melhore de fato seus números ao final do mês? Vem que vou te contar!
De forma bem simples, é um planejamento criado por gestores ou até mesmo por toda a equipe para conquistar novos clientes, aumentar as vendas e consequentemente a receita.
As estratégias de vendas ainda são muito confundidas com as técnicas.
Técnicas são as habilidades e as táticas de venda, enquanto a estratégia é o direcionamento para qual caminho a empresa deve seguir para atingir as metas e resultados. Uma boa estratégia de vendas leva em conta muitos aspectos, como indicadores, tendências de vendas, conhecimento do cliente e também algumas técnicas como veremos a seguir.
Podemos dividir uma estratégia efetiva em 6 fases:
Para alcançar os objetivos citados anteriormente, é necessário uma pesquisa sobre seu mercado e clientes.
Entender qual o segmento do seu negócio, como o mercado funciona e como o seu público se comporta.
Uma ferramenta que pode te auxiliar a fazer uma boa análise é a “Análise SWOT”
O posicionamento de um negócio, nada mais é do que a projeção e a forma como seu cliente enxerga sua empresa, valores e conceitos abstraídos a partir de comunicação.
Para começar a montar um posicionamento forte você tomar como base os 4 Ps do marketing.
São 4 pilares básicos, que ao serem estudados e estabelecidos, auxiliam na construção do posicionamento da sua empresa no mercado.
Também é importante deixar seu diferencial claro, juntamente com o posicionamento.
Para aumentar a possibilidade de ter bons resultados, é necessário ter em mente o que deseja realizar. Por isso, é importante ter metas e um planejamento bem definido, pois traz clareza quanto às ações necessárias dentro do setor de vendas nas empresas.
É a criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização, baseado em suas metas e seu mercado de atuação.
Para um bom planejamento é necessário definir questões como “Qual é meu o cenário atual?” “Onde quero chegar?” “Como pretendo chegar?”.
Qualquer empresa precisa ter um Funil de Vendas desenhado, porque durante o processo de compra o cliente passa por diversas etapas.
Uma vez que o seu Funil de Vendas esteja bem estruturado, será possível não apenas a análise de dados mas também se tornará mais tangível mensurar os resultados de cada uma das etapas.
Toda empresa deseja vender mais e reduzir os custo, por isso, definir métricas e indicadores baseados na necessidade do seu negócio são importantes
Depois de aplicados e definidos, você pode acompanhar o desempenho de sua empresa.
Alguns exemplos de indicadores são:
Agora que você já sabe como montar uma estratégia efetiva, suas vendas certamente irão alavancar!
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