Prospecção no Linkedin, como fazer de forma correta?

Hoje em dia é normal utilizarmos redes sociais para a prospecção de novos clientes, inclusive existe uma prática para esse tipo de prospecção: o Social Selling. Em meio a diversidade de redes e aplicativos, o Linkedin é um que vem aumentando sua base de usuários, e tem um foco mais no lado profissional.

É uma ótima rede social não apenas para networking, mas também para conquistar novos clientes expandir suas vendas. Isso se for realizado de forma correta!

Neste artigo iremos falar sobre como fazer uma boa prospecção no Linkedin, qual a melhor abordagem e quais ferramentas você pode utilizar para aumentar seus resultados em vendas!

Vamos lá?


Para que serve o Linkedin? 

O Linkedin é considerado uma das principais ferramentas de negócios, se não a maior em quesito de relacionamentos profissionais. 

Dentro dela é possível criar conexões com potenciais clientes, obter informações de perfis profissionais e também de empresas. 

A plataforma possibilita que você encontre referências sobre pessoas, visualize interesses das mesmas e inicie uma conexão. 

Resumindo, uma ótima rede social para capturar novos leads e ter sucesso em sua prospecção. 


Abordagem efetiva na prospecção via

Linkedin? 

É importante estabelecer a abordagem correta buscando um equilíbrio para não se tornar um vendedor “stalker”. Isso pode gerar desconforto ao seu prospect e o resultado final acabar sendo o oposto do que se pretende.

Tem algumas dicas básicas para iniciar esse processo de forma saudável e produtiva:

1.  Comece primeiro visitando o perfil. Assim, a pessoa terá a oportunidade de saber que você está interessado em conhecê-la.

2.  Logo depois, comece a interagir com o conteúdo que essa pessoa publica.  Curtidas e comentários em publicações que são de comum interesse serão bem-vindos e você logo deixará de ser um completo desconhecido.

3.  Por último, envie convite para uma conexão. E comece com o pé direito: escreva uma mensagem personalizada para cada prospect contando de forma clara, simpática e objetiva o motivo de seu interesse em se conectar com ele.

4. Caso seja aceito, envie um agradecimento. 

Após esses passos, inicie uma conversa. Não para vender seu produto, e sim para conhecer um pouco sobre o cliente, verificar seus interesses e dar início uma relação personalizada. 


Qual tipo de conteúdo devo postar?

O Linkedin possui uma timeline onde aparecem todas as publicações da sua rede. Nesta fase, você já terá grande domínio de seu público e conhecerá seu interesse, porém uma boa estratégia é avaliar as publicações compartilhadas em sua timeline para gerar conteúdo relevante.

Também aposte em conteúdos educacionais e informativos.


Participe de grupos e comunidades

Dentro da plataforma existem diversas comunidades e grupos sobre diferentes temas. 

Nelas, é possível adquirir informações e compartilhar conhecimento e experiências, mas não só isso. Você também pode participar de discussões, postar e interagir com os outros, podendo atingir seus potenciais clientes e aumentar as chances de prospectar no Linkedin com muito mais credibilidade.

Essas discussões também irão te ajudar a entender melhor as necessidades e interesses de seus prospects, além de te fornecerem insights que te ajudarão a gerar conteúdos cada vez mais relevantes. 

Dentro destes grupos, você poderá criar uma lista de potenciais clientes e mais para frente, fazer uma abordagem individualizada, conforme falamos anteriormente.


Utilize as ferramentas da rede social

Uma boa ferramenta é o Sales Navigator. Ela permite identificar um contato específico com base no fornecimento de alguns parâmetros, como geolocalização, o setor da empresa para a qual trabalha e o seu cargo. 

Assim, você tem acesso ao perfil completo de clientes em potencial.

Relembrando que, para uma boa prospecção é importante ter sua persona bem definida. 

Outra ferramenta muito boa é InMail. Ela permite que você envie mensagens diretamente para outros usuários do LinkedIn que não fazem parte das suas conexões. Você pode utilizar a lista feita dentro dos grupos e comunidades que comentamos antes, lembra?

 

Como citamos no início, o Social Selling é uma metodologia que foca em estabelecer relações mais personalizadas em diversas redes sociais. E a prospecção no Linkedin, seguindo essas orientações, nada mais é do que construir uma bela relação com seu lead. 

Então, não vá com muita sede ao pote, que certamente você terá muito sucesso em sua estratégia de prospecção no Linkedin!