Gestores de vendas enfrentam inúmeros desafios no dia a dia, sejam eles relacionados às metas estipuladas pela empresa, seja no gerenciamento do time de vendedores. Dessa forma, estar sempre atualizado em relação às tendências não só de mercado, como técnicas e de liderança, se tornam grandes aliadas no desenvolvimento desses profissionais. Por isso, a busca por autodesenvolvimento precisa ser contínua. Mas…
Autodesenvolvimento é o ato de se responsabilizar pela sua própria evolução, buscando por conta própria meios e condições de sair da zona de conforto ou até mesmo estagnação.
Os profissionais que buscam autodesenvolvimento constante evoluem não só em competências técnicas e voltadas ao trabalho, mas também a nível emocional e mental. Para isso, é necessário ser aberto para explorar e aprender coisas novas, não tendo muito apego e nem medo de romper com a forma como se trabalha ou se vive.
Todo profissional com mentalidade de crescimento busca realização no trabalho, seja tornando-se especialista em sua área, seja almejando cargos de gestão. Por isso, autodesenvolver-se é importante para o alcance desses objetivos.
No âmbito pessoal, o autodesenvolvimento proporciona melhoras no relacionamento interpessoal, autocontrole, autoconhecimento, motivação e aprendizados que serão levados para o resto da vida.
Já no profissional é possível se manter atualizado do mercado, aumentando seu valor como profissional, além de realizar entregas melhores e ter mais possibilidades de crescimento na carreira.
Quando pensamos em autodesenvolvimento, são muitos os pontos em comum para profissionais dos mais diversos ramos. Contudo, separamos algumas habilidades que seriam mais interessantes para o crescimento profissional dos profissionais que trabalham nos setores comercial e de vendas. São elas:
Apesar de parecer uma dica batida, ainda hoje os maiores problemas dentro do setor de qualquer empresa tendem a acontecer devido a falhas ou falta de comunicação. Como líder, o gestor de vendas deve ser claro na hora de transmitir as informações, já que o time de vendas é o coração do negócio, pois traz os clientes que mantêm o negócio sustentável. Algumas dicas para melhorar essa habilidade são:
Ser um bom líder vai além de ter um bom relacionamento com os funcionários e atingir as metas da empresa, quem nunca teve um gestor que era uma ótima pessoa mas muito perdido na distribuição das tarefas? Ou aquele que batia metas como ninguém, mas a equipe era desunida e a rotatividade uma constante?
Esse é um dos motivos pelos quais esse tema tornou-se tão relevante no meio corporativo, com a chegada de treinamentos, workshops e até mesmo cursos. Pensando nisso, indicamos a realização de cursos online, como esse disponível aqui.
Desenvolver a inteligência emocional é potencializar suas emoções para que elas trabalhem ao seu favor, proporcionando além de autoconhecimento, mais confiança para se tornar um profissional influente e que conquista seus objetivos, pessoais e profissionais. Na rede, você consegue encontrar diversos cursos sobre esse tema, como o disponível nesse link.
É cientificamente comprovado que a prática de exercícios físicos e outras atividades que promovam o bem estar aumentam os níveis de dopamina e serotonina no organismo, proporcionando sensação de bem estar, felicidade e relaxamento, essenciais para uma vida mais feliz. Mas além disso, existem reflexos também na vida profissional, como melhora da concentração, ampliação da produtividade, aprimoramento da postura, aumento da energia, alívio da tensão, estímulo ao bom humor e, consequentemente, melhoria no relacionamento interpessoal.
Ser workaholic já não é algo bem visto, encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal é, e sempre deveria ter sido, o objetivo da vez.
Vender já não se restringe às habilidades de persuasão ou “talentos naturais”. Existem inúmeras tecnologias que auxiliam e facilitam os processos, não necessariamente no contato com o lead ou cliente, mas oferecendo insights a partir da observação das etapas percorridas pelos prospects no funil de vendas. Softwares de Inteligência Artificial, por exemplo, já conseguem fazer a análise desses dados a fim de otimizar o tempo dos gestores de vendas. E não se preocupe, isso não significa que sua função está em risco, até porque, a parte de gestão e relacionamento interpessoal que a aplicação dos insights requer, inteligência artificial nenhuma é capaz de fazer.
Vender requer conhecimento e domínio do produto alvo de compra. Fazer a venda de uma blusa vermelha é muito diferente de vender um serviço de consultoria ambiental, por exemplo. É comum no mundo corporativo que gestores de vendas migrem entre ramos de negócios diferentes pois dominam estratégias de vendas, mas muitos acabam patinando ao se deparar com áreas de atuação diferentes por não conhecerem o ramo de atuação. Nesse caso, abordagens que funcionavam para uma empresa não necessariamente funcionarão na outra. É preciso ter humildade para se colocar na posição de aprendiz por um período para mergulhar mais no novo campo de atuação, a fim de conseguir tirar insights interessantes e aplicar todo o conhecimento que, com certeza, um bom gestor de vendas já carrega consigo.
Muito se fala em cultura data-driven, e apesar de um gestor comercial não precisar ser especialista no assunto (considerando que provavelmente já tem um Sales Ops para fazer isso por ele), é muito importante se manter atualizado sobre novas estratégias e interpretações possíveis a partir da análise de dados. Ideias disruptivas não surgem do nada, e a virada de chave que um gestor pode trazer para sua equipe pode ser captada mais rapidamente quando ele já tem bases e outras fontes de comparação para identificar esses insights.
Por fim, vale ressaltar:
Apesar de as trilhas de desenvolvimento nas organizações serem muito bem vindas e comprovadamente auxiliarem na retenção de talentos, o principal responsável pela sua carreira é o próprio profissional! Pensando neste ponto, recomendamos a leitura do livro referente ao tema que está disponível aqui.