Assim como o avanço da tecnologia nos últimos anos intensificou a interação das pessoas virtualmente por meio de diversas plataformas, a forma como as vendas são realizadas também teve alguns impactos como o aumento nos atendimentos via chat até mesmo com atendimentos realizados totalmente por atendentes virtuais.
Entretanto, nada substitui o contato e interação humanos, mesmo que virtualmente. A leitura das expressões faciais e o engajamento emocional proveniente delas podem produzir experiências poderosas. Quando nos comunicamos com outras pessoas, tendemos a ser mais abertos e nos envolver mais na conversa.
Por isso, quando pensamos nas vendas B2B, é fundamental pensar na construção de relacionamentos de longo prazo e pautados pela confiança. Daí a importância de se escolher as maneiras mais adequadas de se trabalhar esse networking.
Enquanto no networking B2C são trabalhadas as interações entre uma marca e os clientes, visando a venda da empresa para o consumidor e a ampliação do número de consumidores, já nas vendas que visam o trabalho de uma rede de contatos B2B as relações tendem a ser bilaterais, implicando num tipo de interação com mais responsabilidade e tomadas de decisão de maior impacto.
Vendedores podem achar difícil manter uma relação significativa com seus contatos B2B após conhecê-los, isso se deve por alguns motivos:
Tendo todas essas informações mapeadas, elencamos 7 dicas de como trabalhar o networking de maneira efetiva nas vendas B2B:
Participar de eventos focados num setor específico é uma das maneiras mais eficazes de se conectar com pessoas influentes e os decisores das organizações. É importante se preparar para o evento fazendo uma breve pesquisa sobre quem comparecerá e identificando antecipadamente os potenciais clientes com os quais o vendedor pretende conversar. A maioria dos participantes desses eventos espera conhecer gente nova, portanto é preciso ter medo de se aproximar de alguém e se apresentar.
Para que se crie confiança e transparência no networking, é essencial passar algum tempo mais reservado em contato com o lead. Marcar uma reunião ajuda no estabelecimento de relacionamentos que levam a parcerias, já que ambos ficam mais à vontade durante a conversa, o que pode envolver assuntos mais delicados de serem discutidos na presença de terceiros.
Todo mundo tem sua rotina com diversos compromissos ao longo dos dias. Portanto, se alguém disponibilizar um tempo na agenda para conversar, vale se certificar de desenvolver algumas perguntas que possam ser discutidas com mais profundidade, além de não deixar que fatores externos interfiram num momento que deve ser dedicado à escuta ativa.
Vendedores tendem a acumular muitos contatos ao longo do tempo, mas nem sempre sabem aproveitá-los das melhores formas. Inserir os dados conseguidos num CRM logo após o primeiro contato, por exemplo, auxilia na manutenção de uma base atualizada e também previne que as informações se percam.
O LinkedIn é a rede social perfeita – e mais adequada – para se fazer conexões profissionais. Aproveitar, após os eventos, que as memórias de todos sobre quem conheceram ainda estão frescas e se conectar com elas é um bom plano. Interagir nas publicações de outras pessoas também, mesmo se o profissional for mais tímido em relação a criar posts, é possível também interagir por meio de comentários, curtidas ou compartilhamentos, pois aqui também vale o velho ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Fazer um follow-up após o primeiro contato demonstra interesse nos negócios do lead e uma oportunidade para demonstrar que pode contribuir positivamente para os objetivos dele. Como resultado, o vendedor por se ser lembrado em momentos mais oportunos quando o lead precisar adquirir aquele produto ou serviço. Além disso, os prospects também podem se tornar mais receptivos a trocar ideias ou oferecer conselhos, o que pode ajudar com dicas de desenvolvimento de estratégias comerciais.
Acompanhar os passos dos leads e suas empresas é essencial para saber quando oferecer apoio no momento apropriado. Prestar uma assistência útil mesmo que sem fazer uma venda, faz com que os contatos estejam mais abertos a ouvir uma proposta comercial no futuro. Por isso, é importante não deixar de responder aos contatos que se aproximam para pedir dicas ou conselhos. Caso não saiba como contribuir mesmo pesquisando sobre o assunto, vale direcioná-los para outras pessoas que possam ajudar, assim o vendedor sempre será lembrado como alguém com quem se pode contar.
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Referências:
What Is Networking in Business? (With Tips and Importance) | Indeed.com
How to Network Effectively in B2B Sales – TitanHouse
Six Tips To Network Your Way To Sales Success In A New Industry
Networking is Crucial for Selling. Here’s How to Be Great at It.
What is the Most Efficient B2B Networking Format? | Eventtia
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