Que a sigla CRM significa Customer Relationship Management você certamente já sabe. Mas que o uso de uma ferramenta de CRM é um dos primeiros passos para a criação de uma cultura data driven na sua empresa, você já sabia?
Ter uma cultura data driven, ou seja, orientada por dados, significa que a empresa faz seu planejamento estratégico e toma decisões coletando e analisando dados constantemente.
Essa metodologia possibilita para as empresas visões mais precisas sobre o desenvolvimento do negócio, como maior aproveitamento de oportunidades e antecipação de problemas e/ou tendências. Contudo, a melhor forma de otimizar essa coleta e análise de dados vai além do uso de extensas planilhas e anotações em word. Ferramentas de CRM são bons ativos na aplicação da cultura orientada a dados, pois auxiliam na coleta e organização de informações provenientes de diversas fontes, internas e externas à organização. Assim, o cruzamento desses dados fornece para os gestores a munição necessária para se ter insights que auxiliem no desenvolvimento da empresa.
Softwares de CRM também proporcionam ganhos e melhorias para a performance do time comercial que vão além da venda de um produto ou serviço, afinal, a jornada de compra de um cliente envolve etapas pré e pós venda que sempre precisam ser levadas em consideração, partindo do princípio que se deseja manter um longo relacionamento com o cliente.
Muito mais do que aumentar as vendas em um único mês, o time de vendas de alta performance entrega bons resultados de maneira contínua, sabendo aproveitar todas as oportunidades de conversão de leads disponíveis, seja atraindo novos clientes, seja convertendo em venda aqueles que já vinham sendo nutridos em outras etapas do funil de vendas.
A seguir, listamos 4 motivos pelos quais o uso de uma ferramenta de CRM é importante para melhorar a performance do time de vendas.
A inserção dos dados dos clientes numa ferramenta de CRM possibilita, além da organização dessas informações em um ambiente seguro, a definição das etapas da jornada pela qual esse usuário irá passar, bem como a observação do tempo que ele leva para passar por cada etapa até chegar ao fim do ciclo de vendas. Essa visualização possibilita controlar melhor o tempo desse processo, além de oferecer insights para definição de gatilhos que levem o cliente a passar de uma etapa da jornada para a outra.
A automatização de processos em uma ferramenta de CRM otimiza a jornada do cliente dentro do funil de vendas, proporcionando o fechamento de novos negócios em menos tempo. A utilização de estratégias de envio de e-mail marketing automáticos a cada passo do cliente, por exemplo, possibilita que ele avance e seja nutrido por conteúdos que o deixem pronto para a levantada de mão e conversão.
Acompanhar e compreender em quais etapas e quais os tipos de abordagem a serem realizados com cada cliente torna o relacionamento muito mais assertivo e proveitoso. Um painel de CRM facilita na escolha de quais clientes abordar e quando abordar, já que centraliza as interações num mesmo lugar. Além disso, o CRM também colabora para a retenção, fidelização e relacionamento de longo prazo com o usuário, podendo auxiliar na oferta de produtos de compra recorrente, antecipando as necessidades do cliente, por exemplo.
O uso de uma plataforma de CRM compartilhada com o time diminui a frequência de ruídos e problemas de comunicação. Além disso, os profissionais envolvidos nos processos de decisão podem trocar ideias entre si e compartilhar estratégias que estejam sendo eficientes de maneira individual a um vendedor e que possam ser aplicadas a todo o grupo, melhorando a performance da equipe como um todo.
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