Venda mais com o seu CRM

Quanto do seu tempo você passa efetivamente vendendo?

Essa foi a pergunta que o nosso CEO, Almir Neves, lançou para sua rede no LinkedIn para conhecer a rotina do vendedor.

O que motivou a enquete foi um estudo mundial que mostra que mais da metade do tempo do vendedor é usado para atividades que não estão diretamente relacionadas com a venda em si.


O que compõe o tempo do vendedor


Inteligência Comercial para qualificação de leads

Estruturação de dados, assim como a utilização de CRM e ferramentas de gestão de leads são atividades de fundamental importância para o processo de vendas. No entanto, elas demandam uma enorme quantidade de tempo para execução, e acabam consumindo boa parte do tempo que deveria ser gasto nas vendas em si.

O ideal é que se tenha na equipe alguém dedicado apenas a essa função de inteligência, o profissional de Sales Ops. Ele é o responsável por dar o suporte estratégico necessário para os vendedores desempenharem seu real papel de vendas com a máxima performance.


Processos validados e alinhados claramente com todo o time do vendedor

Em todo setor de vendas existem padrões, rotinas e diretrizes comuns como por exemplo a Venda Preditiva e o Social Selling, mas independente de quais processos e metodologias, tudo deve ser documentado em um playbook de vendas. Ele documenta e organiza a forma de trabalhar da equipe, permitindo o rápido aprendizado daqueles novos profissionais que chegam e a padronização de condutas por parte de todo o time.

É muito interessante trazer para a equipe a possibilidade de melhoria contínua desse documento e dos processos utilizados na empresa, pois é algo em constante evolução.


Controle de métricas para treinamentos e melhorias no processo – Sales Ops

Como foi dito anteriormente, o CRM é uma das ferramentas mais importantes para a equipe de vendas. Ali são inseridos os dados de prospects e contatos, possibilitando a criação e gestão de um funil de vendas que, além de otimizar o trabalho dos vendedores, pode gerar informações valiosas.

Analisar esse volume de dados demanda tempo e esforço, e por isso, cada vez mais as empresas têm adotado o processo de Sales Ops que identifica quais são as métricas e indicadores de performance mais coerentes para o seu negócio.

Atividades como prospecção e cold call/ cold mail podem ser inseridas aqui também.


Vamos falar sobre rotinas de vendas?

Aqui na hubkn valorizamos cada etapa das vendas, buscando aproveitar o melhor de cada uma. Atualmente estamos focando em Social Selling, e toda equipe tem focado na produção de conteúdo através do LinkedIn, uma das principais ferramentas para essa metodologia de vendas.

Aqui no blog temos um texto de Sales Stack, ferramentas que suportam o vendedor em todo o processo. Vale a leitura!

Reflita sobre o tipo de negócio que você tem e como colocar o tempo na balança, e compartilhe conosco como é o seu dia a dia, e como essas atividades acontecem.